Você já ouviu falar sobre profissionais híbridos? Se não, preste atenção, pois eles são tendência no mercado e serão cada vez mais buscados pelas empresas.
O conceito é bastante simples: um profissional híbrido é aquele que compreende processos que não correspondem exatamente à sua área de atuação. Diferentemente dos multitarefas – que exercem várias funções juntas – o profissional híbrido possui amplo conhecimento em áreas que podem auxiliar o crescimento da empresa e estão aptos a opinar a respeito das mesmas, por exemplo, tem uma formação em Marketing, mas entende de Processos de Negócios, escreve bem, conhece novas e diversas tecnologias etc.
Na área de Projetos, o profissional híbrido domina diferentes técnicas de gestão, sabe combiná-las e aplicá-las da melhor maneira, em cada desafio do dia-a-dia. A cada projeto uma solução é customizada, afinal ele sabe que não existe ferramenta ideal, mas sim o conjunto daquelas que trarão o resultado esperado.
Nesse sentido, o processo decisório no planejamento das empresas ganha agilidade quando profissionais com esta característica fazem parte do time.
Para se transformar em um perfil assim, não tem segredo, porém, é preciso força de vontade. Para ser um profissional híbrido, é preciso ter interesse em conhecer coisas que podem não ter a ver com o que você faz ou gosta e estar aberto a sempre aprender mais. Esse é aquele profissional que se envolve em outras áreas, busca conhecê-las e não tem medo de saber mais.