O momento histórico que vivemos exige muito tanto de empresas quanto de colaboradores. É essencial, por exemplo, que todos se adaptem ao contexto que surge com a extrema conectividade e a mobilidade. Foi-se o tempo em que o colaborador gostava de ficar em uma mesa fixa, registrando em um ponto único de trabalho.
Ao mesmo tempo, a tolerância e diversidade são temas que têm ganhado espaço e importância. Empresas precisam entender que os colaboradores eventualmente desejarão trabalhar com roupas informais, vão precisar afirmar questões de gênero, de orientação sexual, de etnia.
Mas como é possível gerenciar contextos tão amplos obtendo ganhos em eficiência, produtividade, satisfação do colaborador e, é claro, em custos?
Cada empresa irá encontrar os caminhos mais assertivos para atingir seus objetivos e, nós da Consiglieri Consultoria, tivemos 10 insights que podem inspirar essa nova trajetória:
1 – Horários e locais de trabalho tendem a ser cada vez mais flexíveis
2 – Tolerância e diversidade são questões que precisam fazer parte dos debates dentro das empresas
3 – Apps de mobilidade podem colaborar com a redução de custos, uma vez que são mais eficientes do que a posse de uma frota de carros
4 – Pensar em novas estratégias de locomoção também é uma forma de inovar
5 – Cada modelo de negócio precisa se adaptar aos desafios atuais, de acordo com a própria regulamentação
6 – Propósito é uma palavra que impacta cada vez mais a vida dos colaboradores – e isso se reflete até nas roupas utilizadas
7 – Colaboradores procuram empresas capazes de tomar posição de forma definitiva
8 – Não basta ser: o perfil dos colaboradores precisam transmitir os ideais das empresas
9 – Mudanças de hábito envolvem a mudança de cultura da empresa
10 – Mesmo que a empresa tenha mais de um século de existência, inovar é possível